quarta-feira, 14 de janeiro de 2009



Oficina Nº 6: Léxico e vocabulário



- ensinar à criança o que precisa de saber sobre cada palavra;
- ensinar à criança como usar estratégias de aquisiç
ão lexical quando está a ler e estratégias de precisão lexical quando está a escrever;
- ensinar à criança quando usar estratégias reguladoras de aquisição lexical quando está a ler e de precisão lexical quando está a escrever.



[Rudell 2004]


Em grupo, os alunos do 3º ano da turma B construíram mapas semânticos com as palavras -"ÁGUA, AQUÁRIO, PEIXE e SALA" a partir da leitura de um extracto do livro do PNL “ O Aquário” de João Pedro Mésseder.









Em grupo, os alunos do 4º ano da turma C construíram
frases em contextos diferentes com as palavras - PRECIOSA-CAS-
CATA-MARGEM
-DIRECÇÃO-ESPÉCIES-MERGULHAVAM-
TRANSPARENTE-ESPAÇO-
que seleccionaram do texto "O lago",
do manual.


Os alunos da turma D, do 1º ano, a partir de uma palavra registaram novas
palavras com sons idênticos no final.




Sem comentários: