terça-feira, 9 de março de 2010

SEMANA DA LEITURA - 8 a 12 de Março Iniciámos ontem a Semana da Leitura na nossa escola. Porque ler:
- é importante;
- é aprender;
- é sonhar;
- é informar;
- é saber;
- é prazer;
- é desenvolver a imaginação e a criatividade...

Apelamos a todos os pais e encarregados de educação para participarem e assistirem às actividades inter-turmas, que se realizam ao longo desta Semana da Leitura, das 14h30m às 15h30m.
Partilharemos aqui convosco momentos únicos de leitura.

Proposta feita esta semana aos alunos do 4º ano:

- Vamos lá escreve uma poesia... (tema livre)

O meu burrinho
O meu burrinho,
Formado cavalinho,
De quatro patinhas,
Meias branquinhas.
Com duas risquinhas,
Que parecem estrelinhas.
É muito mansinho.
Como seria o meu burrinho,
Formado cavalinho,
Sem quatro patinhas,
Meias branquinhas
Com duas riscas,
Que parecem estrelinhas?
Seria mauzinho, o meu burrinho! (José Flávio Costa)

A minha fofa cadelinha
Sempre gostei
Da minha cadelinha
É para mim
Um bebezinho.
Adoro desabafar com ela,
Contar os meus segredos,
A cadelinha deu muitos filhinhos
São muito lindinhos:
- Ó que riquinhos!!!
São cinzentos
E as suas patinhas branquinhas,
com umas grandes bolinhas.
E se não a tivesse?
O que seria de mim?
Já não podia desabafar,
Não podia contar-lhe segredos,
E também não podia fazer-lhe miminhos.
E já não dava filhinhos
A minha cadelinha! (Patrícia Almeida)

E esta?!!! Está muito BOA!!!

Piores bichos de Portugal

Oiçam bem isto,
com certeza que vão gostar
vou falar de políticos
que Portugal
vão piorar.
José Sócrates, o ministro
pensa que pode mudar,
Mas, um dia, adorava
vê-lo cantar.
Paulo Portas, o pior
anda sempre preocupado.
Tenha cuidado
pode ficar fanado.
Ferreira Leite, a mosquita
qualquer dia é assaltada
e já não fica catita.
Cavaco Silva, o fiteiro
cairá do poleiro.
Se eu não pudesse dizer isto
entristecia,
Por não poder
criticar,
gozar,
desdizer. (Cristiano Pereira)

OBS: O aluno escreveu sozinho esta excelente poesia, digna de ser publicada. Parece impossível, como é que uma criança de 9 anos sabe tanto de política. A saber, inicialmente só tinha escrito sobre José Socrates e Paulo Portas. A professora interrogou-o se não conhecia mais políticos, respondendo que sim, foi-lhe proposto que escrevesse sobre outros que conhecia. Assim fez, para Ferreira Leite e Cavaco Silva.

Sem comentários: