sexta-feira, 16 de outubro de 2009

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

APRENDER A COMER, PARA SAUDÁVEL VIVER!

Hoje, na nossa escola comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação.
Fizemos imensas actividades.
Confeccionámos leite creme.



  • Visualizámos um PowerPoint de uma história " O Caldo de Pedra".


  • Cantámos canções alusivas ao tema.



  • Fizemos uma pirâmide dos alimentos gigante para o painel da escola.


Escrita - Poemas - 4º Ano - Turma B

Da roda dos alimentos
De tudo devo comer
E durante as refeições
A água devo beber. ( Cistiano)




Gosto muito de feijão
Pois é muito saudável,
Com arrozinho fresco
Fica muito agradável. ( Michel)

Para não adoecer
Uma boa alimentação
devemos fazer.
Para termos mais cálcio
Queijo e iogurtes devemos comer. ( Marta)

Queres adivinhar?

Branco por fora
Amarelo por dentro,
Todos me sabem abrir,
Mas ninguém
Me sabe fechar. É o ovo

Qual é a coisa,
Qual é ela,
Encarnadinha,
Tem uma coroa
E não é rainha? É a romã

Que é, que é,
Que quanto mais quente está,
Mais fresco é? É o pão

Alto foi meu nascimento
De senhora recolhida;
Cai abaixo,
Tamanha queda dei,
Que a minha casa não voltei. É a noz

Eu no campo me criei,
Metida entre verdes laços
E quem mais chora por mim
É quem me faz em pedaços. É a cebola

Pesquisa de adivinha dos alunos do 4º Ano - Turma B

POEMA COLECTIVO

Numa alimentação equilibrada
Todos os alimentos devemos escolher
Carne, peixe, ovos vamos comer
E leite beber.
Os legumes, hortaliça, frutos…
e pão,
Não podemos esquecer
E também água dois litros beber.
Comer de tudo um pouco é preciso
Se queres crescer saudável . - turma C


Provérbios


Se não queres morrer cedo libra-te do salgado e do azedo.

Peixe não puxa carroça.

Quem semeia bom grão semeia bom pão.

Pela boca morre o peixe.

A laranja de manhã e oiro, à tarde é prata e à noite mata.

Nunca digas desta água não beberei.

Quem quer a carne que roa o osso.

Sem ovos não se fazem omeletas.

Come para viver e não vivas para comer.

Comer vegetais nunca é demais.

Pesquisa colectiva - 4º ano - turma C

Sem comentários: