sexta-feira, 13 de março de 2009

Oficina nº 9: Avaliação da leitura

A turma B do 3º Ano fez a exploração colectiva do texto " A casinha" de Matilde Rosa Araújo. Fez-se a leitura quadra a quadra com (explicação de palavras desconhecidas e de um segundo sentido; identificação de “pontos chave”; interrogar a autora sobre o uso de expressões; identificação das unidades de significado; expressões referenciais anafóricas e realização de inferências). Resolveram uma ficha de interpretação e criaram a imagem mental da casinha e fizeram o seu desenho.

A CASINHA


É uma casa tão linda,
Que ternura quando a vejo
Lembra-me o senhor Joaquim
Meu amigo do Alentejo.

Carpinteiro tão velhinho
A trabalhar a madeira:
Eu olhava-o encantada
Sentadinha a sua beira.

Conheci-o quando fui
Para o Alentejo ensinar.
Professora de meninos
Meninos do meu amar.

Um dia que o visitei,
Confessei-lhe, quase a medo:
Eu tenho um cão pequenino,
Um cãozinho de brinquedo.

Senhor Joaquim, tenho um cão
Que me deram os meus amigos,
Quando parti de Lisboa
Para sempre o ter comigo.

É um cãozinho de brinquedo
Um tesouro de amizade:
É um cão que não tem vida
Mas diz-me tanta verdade!


O senhor Joaquim olhou-me
Com seus olhos cheios de vida:
- Vou fazer-lhe uma casinha,
Uma perfeição florida…

E uma perfeição florida
Foi feita por suas mãos,
Mãos ásperas de pobreza
Tão doces de perfeição.

Eis a história da casinha
Feita pelo senhor Joaquim:
Tenho amigos e saudade,
Não tenham pena de mim!


Matilde Rosa Araújo, Segredos e Brinquedos,
Lisboa, Editorial Caminho, 1999



Desenho da casinha do Sr. Joaquim, imaginada pela Diana.

Sem comentários: