quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O cantar de Reis é uma tradição que queremos preservar. De coroas na cabeça e instrumentos nas mãos, percorremos alguns lugares da freguesia cantando aos nossos familiares e amigos, que nos receberam com muito carinho. Fomos também ao Centro Social animar os velhinhos e no fim ofereceram-nos um copo de sumo e uma fatia de bolo. Agradecemos a todos a atenção que nos prestaram.

Lenda do bolo- rei (pesquisa)

Conta a lenda que quando os Reis Magos estavam perto da gruta onde estava o Menino Jesus tiveram uma discussão para saber qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes.
Um artesão que por ali passava ouviu a conversa e propôs uma solução para o problema, de maneira a ficarem todos satisfeitos. O artesão resolveu fazer um bolo e meter uma fava na massa. Depois de cozido, repartiu o bolo em três partes e aquele a quem saísse a fava seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino.Assim ficou conhecido pelo nome de bolo-rei e a usar-se como doce de Natal.
Diz- se que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.

Confeção de bolos- rei com aproveitamento de materiais.

sacos do pão enrolados formam                                                                                      uma coroa
 
colam-se pedacinhos de papel e polvilham- se com farinha




Ficaram lindos!



2º ano

Sem comentários: