PNEP - Oficina nº 11: Sequência didáctica
Os nossos textos...
Se eu fosse um livro de aventuras …
Se eu fosse um livro de aventuras teria na capa ilustrações, um título e o nome da autora. Na contracapa teria fotografias das personagens, o resumo do texto, o código de barras e a colecção de livros de aventuras. Na lombada teria um título e o número de colecção.
Estaria escrito em prosa e falaria sobre aventuras. Teria ilustrações ao lado do texto.
O meu conteúdo falaria de uma viagem de quatro jovens a Lisboa, num comboio e seguiam atrás de um ladrão misterioso.
Eu passaria os meus dias, numa estante imóvel, apertados e sem ar.
O meu grande sonho seria ser lido pelos olhos de várias crianças. Um dia, seria roubado por um ladrão.
O meu final seria que, esse ladrão escondeu -me numas ruínas à beira do monte. Certo dia, cinco crianças foram brincar para lá, encontraram-me e levaram-me para casa. Todos me leram…
Trabalho elaborado por: Andreia, Mariana, Michel, Fernando
Se eu fosse um livro de aventuras teria na capa ilustrações, um título e o nome da autora. Na contracapa teria fotografias das personagens, o resumo do texto, o código de barras e a colecção de livros de aventuras. Na lombada teria um título e o número de colecção.
Estaria escrito em prosa e falaria sobre aventuras. Teria ilustrações ao lado do texto.
O meu conteúdo falaria de uma viagem de quatro jovens a Lisboa, num comboio e seguiam atrás de um ladrão misterioso.
Eu passaria os meus dias, numa estante imóvel, apertados e sem ar.
O meu grande sonho seria ser lido pelos olhos de várias crianças. Um dia, seria roubado por um ladrão.
O meu final seria que, esse ladrão escondeu -me numas ruínas à beira do monte. Certo dia, cinco crianças foram brincar para lá, encontraram-me e levaram-me para casa. Todos me leram…
Trabalho elaborado por: Andreia, Mariana, Michel, Fernando
Se eu fosse um livro de histórias…
Se eu fosse um livro de histórias na capa teria um título, o nome da autora, da editora e uma imagem na capa. Na contracapa teria o código de barras e outros títulos de histórias da mesma autora. Na lombada teria o título, o nome da autora e a editora.
Estaria escrito em prosa e teria muitas páginas, ilustrações e um texto para contar a história.
O meu conteúdo seria sobre uma joaninha vaidosa que estava a lavar as mãos, caiu ao rio e tentou pedir ajuda à sua amiga tartaruga.
Passaria os meus dias numa estante velha, no sótão sujo de uma casa.
O meu sonho seria poder, um dia, sair daquela estante e poder ser lido por vários leitores.
Certo dia, um menino meteu-me num saco preto e levou-me para uma biblioteca onde se realizou o meu sonho.
O meu final foi que, passei por um leitor que tinha um bebé e me rasgou. Fui parar à reciclagem.
Trabalho elaborado por: Diana, André, João e Marta
Se eu fosse um livro de histórias na capa teria um título, o nome da autora, da editora e uma imagem na capa. Na contracapa teria o código de barras e outros títulos de histórias da mesma autora. Na lombada teria o título, o nome da autora e a editora.
Estaria escrito em prosa e teria muitas páginas, ilustrações e um texto para contar a história.
O meu conteúdo seria sobre uma joaninha vaidosa que estava a lavar as mãos, caiu ao rio e tentou pedir ajuda à sua amiga tartaruga.
Passaria os meus dias numa estante velha, no sótão sujo de uma casa.
O meu sonho seria poder, um dia, sair daquela estante e poder ser lido por vários leitores.
Certo dia, um menino meteu-me num saco preto e levou-me para uma biblioteca onde se realizou o meu sonho.
O meu final foi que, passei por um leitor que tinha um bebé e me rasgou. Fui parar à reciclagem.
Trabalho elaborado por: Diana, André, João e Marta
Se eu fosse uma enciclopédia …
Se eu fosse uma enciclopédia teria na capa uma ilustração da informação do livro, um título, o nome do autor e a editora.
Na contracapa teria o código de barras, um resumo e imagens do conteúdo. Na lombada teria a fotografia do autor, o seu nome, o título e a editora.
Estaria escrito em pequenos textos com grandes informações científicas. Teria imagens do organismo humano, dos órgãos e do esqueleto humano.
O meu conteúdo falaria sobre o corpo humano e sobre anatomia humana.
Passaria os meus dias numa biblioteca em cima de uma estante à espera que alguém me requisitasse.
O meu grande sonho era ser comprado e estimado para sempre.
Um dia, um menino requisitou-me e passado algum tempo rasgou-me, riscou-me, sujou-me e deitou-me ao lixo.
Uma menina espreitou e viu-me. Teve pena de mim e levou-me para casa. Limpou-me, colou-me e poliu-me.
Fiquei como novo!
Trabalho elaborado por: Sandra, Patrícia, Francisco e Vanessa
Se eu fosse uma enciclopédia teria na capa uma ilustração da informação do livro, um título, o nome do autor e a editora.
Na contracapa teria o código de barras, um resumo e imagens do conteúdo. Na lombada teria a fotografia do autor, o seu nome, o título e a editora.
Estaria escrito em pequenos textos com grandes informações científicas. Teria imagens do organismo humano, dos órgãos e do esqueleto humano.
O meu conteúdo falaria sobre o corpo humano e sobre anatomia humana.
Passaria os meus dias numa biblioteca em cima de uma estante à espera que alguém me requisitasse.
O meu grande sonho era ser comprado e estimado para sempre.
Um dia, um menino requisitou-me e passado algum tempo rasgou-me, riscou-me, sujou-me e deitou-me ao lixo.
Uma menina espreitou e viu-me. Teve pena de mim e levou-me para casa. Limpou-me, colou-me e poliu-me.
Fiquei como novo!
Trabalho elaborado por: Sandra, Patrícia, Francisco e Vanessa
Se eu fosse um livro de banda desenhada…
Se eu fosse um livro de banda desenhada, na capa teria um título, uma imagem, o nome da autora e a editora. Na contracapa teria a editora e o resumo da história. Na lombada teria o título, a editora, o nome da autora e o nome da colecção.
Estaria escrito em banda desenhada. Teria balões, pranchas, tiras e vinhetas.
Falaria sobre três de crianças, que partiram numa aventura, descobriram grandes mistérios e passaram por vários perigos.
Passaria os meus dias no quarto e as vezes nas mãos do leitor.
O meu sonho seria conhecer outros livros.
Um dia, eu poderia conhecer um livro especial e conversávamos muito. Ao fim de algum tempo, apaixonamo-nos e entrámos nos sonhos do meu leitor (professor).
O meu leitor emprestou-me a um amigo. Esse amigo era um pouco desastrado e sem querer molhou-me as páginas e ficaram em bocados.
O meu final foi, ser esquecido numa cave no meio de teias de aranha, num desespero.
Trabalho elaborado por: Joana, Adriana, Pedro, Cristiano e Flávio
Data:05/05/09
Os alunos da turma C analisaram vários géneros textuais como : o anúncio, o aviso, o convite e a carta.
Através do diálogo colectivo, registaram as características de cada um no quadro. Seguidamente a turma foi dividida em quatro grupos de trabalho e cada grupo produziu um género textual, seguindo os passos do ciclo de escrita: planificação, textualização e revisão. A seguir apresenta-se o trabalho de cada grupo.
Grupo 1: anúncio
Se eu fosse um livro de banda desenhada, na capa teria um título, uma imagem, o nome da autora e a editora. Na contracapa teria a editora e o resumo da história. Na lombada teria o título, a editora, o nome da autora e o nome da colecção.
Estaria escrito em banda desenhada. Teria balões, pranchas, tiras e vinhetas.
Falaria sobre três de crianças, que partiram numa aventura, descobriram grandes mistérios e passaram por vários perigos.
Passaria os meus dias no quarto e as vezes nas mãos do leitor.
O meu sonho seria conhecer outros livros.
Um dia, eu poderia conhecer um livro especial e conversávamos muito. Ao fim de algum tempo, apaixonamo-nos e entrámos nos sonhos do meu leitor (professor).
O meu leitor emprestou-me a um amigo. Esse amigo era um pouco desastrado e sem querer molhou-me as páginas e ficaram em bocados.
O meu final foi, ser esquecido numa cave no meio de teias de aranha, num desespero.
Trabalho elaborado por: Joana, Adriana, Pedro, Cristiano e Flávio
Data:05/05/09
Os alunos da turma C analisaram vários géneros textuais como : o anúncio, o aviso, o convite e a carta.
Através do diálogo colectivo, registaram as características de cada um no quadro. Seguidamente a turma foi dividida em quatro grupos de trabalho e cada grupo produziu um género textual, seguindo os passos do ciclo de escrita: planificação, textualização e revisão. A seguir apresenta-se o trabalho de cada grupo.
Grupo 1: anúncio
Sem comentários:
Enviar um comentário