domingo, 19 de novembro de 2017

Recolher para reciclar medicamentos


No dia 17 de novembro a Farmácia Marques veio à Escola de Freiriz e trouxe a Maria Remédios. Esta menina, com a voz da profissional de farmácia, veio explicar os procedimentos simples, mas necessários, a ter na recolha para reciclar embalagens, bulas e medicamentos fora de prazo ou excedentes, de forma a evitar a poluição e contribuir para a preservação do ambiente.





Durante esta ação de sensibilização foi explicado aos alunos todo o processo de reciclagem de material medicamentoso, através filmes e diapositivos direcionados para as crianças, no sentido de serem estas os portadores de informação, divulgação e incentivo aos adultos, pais, familiares e amigos, para procederam de forma adequada na recolha dos medicamentos em recipientes próprios, que deverão entregar na sua farmácia. A Valormed é a empresa responsável pela recolha junto das farmácias, pelo transporte, separação e tratamento adequado e não poluente dos resíduos medicamentosos, com a máxima “Reciclar remédios é o remédio para a saúde do planeta”.
Após a sessão de esclarecimento os alunos receberam um Kit educativo oferecido pela Valomed, tiraram fotografias com a Maria Remédios e registram em desenho um momento, mais relevante,  desta  palestra.


O Magusto


À semelhança dos anos anteriores, no magusto não faltaram as castanhas, as canções, as danças de roda, os jogos a recolha de provérbios, quadras, adivinhas  e a Lenda de São Martinho, tão bem recontada em verso pelos alunos. Nem faltou o lendário Verão de São Martinho.
 Porém, extinguiu-se a tradicional e calorosa fogueira, os saltos  e as carinhas enfarruscadas que, sempre foram e serão os momentos mais ansiados pelos alunos. “Lei é lei” e deve ser cumprida! Apesar da falta daquele momento hilariante desta festa tradicional e, porque na vida há sempre algo de positivo a valorizar, esta proibição serviu para sensibilizar e alertar os alunos  para os perigos do fogo em épocas  secas e ventosas, sublinhando-se, assim, a mensagem do muito conhecido provérbio “Mais vale prevenir que remediar”.
 Assim foi, a música contagiou os alunos que cantaram e dançaram com verdadeira alegria. Um dia que importa recordar!





quarta-feira, 1 de novembro de 2017

HALLOWEEN

Na escola o HALLOWEEN foi preparado em articulação com a disciplina de Inglês e com a colaboração dos encarregados de educação. Fizeram-se morcegos, gatos, fantasmas, vassouras, aranhas... com materiais de desperdício. Aqui ficam algumas imagens... assustadoras!